top of page

Física aplicada no estudo dos materiais do Patrimônio Cultural

    A Física Aplicada possui uma interface muito grande com diferentes áreas do conhecimento e particularmente pode contribuir para o estudo do Patrimônio Cultural.

     Existe um vasto campo de pesquisa que envolve entender os materiais que foram utilizados na produção do objeto bem como suas transformações ao longo do tempo. Necessitamos conhecer a materialidade dos objetos tanto com informações macroscópicas como microscópicas pois assim poderemos melhor preserva-los.

      A física contribui muito com instrumentações específicas e análise criteriosa, além do grande desafio de manter o  diálogo entre as diferentes áreas. O entendimento dos objetos vistos em diferentes técnicas analíticas que utilizam várias faixas espectrais permite desvendar características que não são visíveis a olho nu, auxiliando a compreensão melhor da nossa história. Mas isto só é possível devido ao profundo conhecimento que os físicos possuem do átomo e do núcleo atômico, bem como dos processos de interação de partículas e ondas eletromagnéticas com a matéria.

    Neste sentido  o Instituto de Física da USP é pioneiro no Brasil ao utilizar um acelerador de partículas para estudar o patrimônio cultural. A criação do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural (LACAPC) permitiu ampliar as análises ao utilizar  equipamentos portáteis, LABMÓVEL, que vai até os museus para trabalhar em pareceria como  com pesquisadores de diferentes áreas como Arqueólogos, Historiados, Químicos, Geólogos, Paleontólogos, Conservadores e Restauradores, etc.


Link da live.
 

Profa. Dra. Márcia Rizzutto

servletrecuperafoto.jpg

Professora Livre Docente da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de Sao Paulo (1997), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1994). Tem experiência na área de Física Aplicada , com ênfase em Física Nuclear Aplicada com Aceleradores, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise com feixes iônicos PIXE, PIGE, Ionluminescência. Trabalha atualmente no tema Arqueometria no estudo e caracterização de objetos de arte e do patrimônio cultural utilizando técnicas não destrutivas com Feixes Iônicos, Fluorescência de Raios X, Raman, FTIR e Imageamento. Desenvolve projetos de pesquisa com os Museus da Universidade de São Paulo e Museus de São Paulo como Pinacoteca, FAAP, MASP, Casa Portinari, etc.

LATTES:

bottom of page