
Visita técnica
Usina Hidrelétrica Itaipu
A visita especial é um percurso no coração da usina que remonta à história, ao mesmo tempo, em que surpreende pela modernidade de grandiosos equipamentos tecnológicos e evidencia a interligação entre os dois países responsáveis pela produção de energia.
Essa é uma visita completa guiada na Usina, incluindo o roteiro panorâmico, com acesso à área industrial, passando pela sala de comando central, interior da barragem, galeria dos geradores e eixo da unidade geradora.
No passeio pela área interna e externa, os visitantes poderão contemplar a majestosa arquitetura côncava das catedrais de concreto, além de adentrar uma delas e ter a oportunidade de observar uma das unidades geradoras em pleno funcionamento! [1]
O passeio possui duração de aproximadamente 2h20min.




Orientações importantes
Apenas professores e alunos com matrícula ativa no curso de Licenciatura em Física poderão participar dessa viagem.
O transporte (de Realeza à Foz do Iguaçu e deslocamento em Foz) e a entrada na Itaipu serão totalmente gratuitos. Outros passeios e alimentação serão responsabilidade de cada estudante e/ou professor.
No período da manhã será realizado um passeio opcional às Cataratas do Iguaçu. A entrada é responsabilidade de cada estudante e/ou professor, possuindo valor inteiro de R$63,00.
A visita técnica na Usina terá início às 14h.
O ônibus sairá às 4h da manhã da UFFS, com previsão de volta (chegada a UFFS) às 22h.
Regras da visita
-
Chegar 30 min antes do horário agendado da visita, retirada do ingresso é diretamente na bilheteria para cadastro do visitante.
-
Idade: Somente acima de 14 anos.
-
Obrigatório: Documento de identificação com foto oficial.
-
Roupas na altura do joelho sem fendas ou transparências. Calça, bermuda na altura do joelho e similares.
-
Calçado preso ao calcanhar e sem salto ou com até 3cm de altura e largura mínima de 3cm. (sugestões de calçados: Tênis, sapatilha, coturno, botas (sem salto) e similares)
-
Não é permitido nenhum tipo de bolsa, lockers a disposição no valor de R$10,00 reais.
-
Estamos em uma área de segurança binacional, por isso, todos os visitantes precisam passar pela barreira de segurança com máquina de raio-x e portais detectores de metais para a verificação de pertences.
-
Proibido o uso de drones na área da Usina.